Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 2ª Parte – Federal › Plano B: Finalizar o Federal em Québec › Re: Re: Plano B: Finalizar o Federal em Qu
Complementando a informação do javabeats: ir ao Québec só com CSQ e visto de residente temporário (turismo ou cursos até 6 meses) não dá direito ao uso do sistema público de saúde, por isso é preciso incluir o gasto com um seguro particular nas suas contas.
Também me parece que não dá pra alugar um apartamento sem ter conta em banco canadense e outros documentos, por isso o jeito é alugar um studio (tipo o Fleurimont ou Berri Suites) que tem preços mais altos que um aluguel comum.
Vale também se informar sobre as datas de início da francisação e sobre as inscrições, pois há uma fila de espera que varia conforme a época e a cidade. E verificar se para seu nível de francês, a francisação é “eficiente”, já que os relatos aqui dizem que o nível mais alto da francisação oferecida pelo governo não é lá muito avançado. Já os cursos de francês particulares tem preços muito mais altos para não-residentes.
Ufa! Enfim, tem alguns casais que pesaram todas as variáveis acima e decidiram que valia a pena ir só com CSQ.
É possível, mas depende de muitos fatores para saber se é a melhor opção para o seu caso.
Boa sorte na sua decisão! :-)
Julia.