Re: Re: Passaporte – Not

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Passaporte – Notícias Re: Re: Passaporte – Not

#15234
yuri
Participante

02/04/2007 – 19h16

Dar entrada no passaporte em SP leva cerca de 3 horas
Da Redação

Marcelo Ximenez/Folha Imagem

Com a reforma dos escritórios da PF (Polícia Federal) nos shoppings de São Paulo e a conseqüente centralização do serviço de emissão de passaportes na sede da Polícia Federal, no bairro da Lapa, quem precisa tirar ou renovar o passaporte enfrenta, em média, cerca de três horas para dar entrada no documento. O prazo de entrega é de 15 dias úteis.

O UOL Viagem esteve na sede da PF, único local a emitir o documento na capital atualmente, na manhã desta segunda-feira (02/04). Ao chegar no local, os funcionários do balcão de emissão de senhas informaram que a espera era de uma hora, mas a reportagem esperou três horas e quinze minutos para ser atendida.

No período da tarde, a demora piora. Por volta das 13h, havia uma longa fila do lado de fora da PF, somente para entrar no prédio, que abre às 8h e fecha às 17h. Ao todo, são seis guichês de atendimento ao público no setor de passaportes. Na hora do almoço, o número passa para três.

Além da espera, outro incômodo para quem pretende tirar o documento é a falta de cadeiras –havia mais de cem pessoas em pé– e o calor no local. Nesta segunda-feira, mais de 300 pessoas lotavam o ambiente.

A falta de informação também prejudica o atendimento. Quem justificou o voto nas últimas eleições precisa de uma certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, emitida somente nos cartórios. Na página eletrônica da Polícia Federal, no item “documentos necessários”, os visitantes são informados de que a justificativa eleitoral serve como comprovação, mas é preciso ter a certidão para ser atendido.

Em São Paulo, são emitidos diariamente cerca de mil passaportes. A Superintendência Regional da Polícia Federal fica na Rua Hugo D’Antola, 95, na Lapa de Baixo (próximo à ponte do Piqueri).