Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › O jeitinho brasileiro no Canada › Re: Re: O jeitinho brasileiro no Canada
Morei por quase três anos em Lausanne/Suiça e la tbm nao existe catracas para entrar em qlqr transporte público. O que existe é uma maquina em todas as paradas que vendem o ticket para andar somente 3paradas, ou usar por 3hrs ou para o dia inteiro(variando os preços é claro). Ou entao vc faz o cartao para usar por 2semanas ou 1mês(quantas vz quiser por dia).
Não vou mentir que umas 2 ou 3x usei o transporte sem pagar, mas sempre com mto medo de na proxima parada entrarem os fiscais( não da para prever em ql parada eles vao estar) que só deixam os passageiros descerem depois de apresentarem o ticket e depois sobem no onibus ou metro olham os tickets de todos os passageiros e descem nas proximas paradas para entrarem em outro onibus ou metro e assim costumam andar por toda a cidade entrando em onibus aleatoriamente tipo em forma de amostragem(rs). Realmente da pra andar varios dias sem ver os fiscais, mas caso eles pegam alguem sem bilhete tem 2opcoes: ou paga na hr 60francos(aproximadamente 100r$) ou depois 80francos(aproximadamente 130r$). Só sei que todo mês eu pagava 61fr e qndo completei 25anos passei a pagar 75fr, para o bilhete mensal. E em quase 3anos usando onibus, metro e trem todos os dias, devo ter apresentado meu cartao umas 15x ou 20x ao todo. Meus pais ficaram 3semanas la comprando o bilhete diariamente e nao apresentaram nenhuma vz.
Sinceramente nao sei como funciona para turistas, mas se for um ilegal, ele pode ser até deportado por isso se for pegue. Agora o que mais impressionava quando alguem era pego sem o bilhete é, que dava pra ver claramente, que NÃO eram europeus, eram quase sempre os extrangeiros.