Re: Re: Not

#38706
SANDROMS
Participante

Com diria Darth Vader: “Bem-vindo ao lado negro da força”… ou melhor bem-vindo ao lado negro da imigração…

Minha opinião (que considero centrada):

1. Por que continuam chamando mais imigrantes?

R. Porque o Quebec precisa dos imigrantes para ocupar postos de trabalho, qualificado ou não, e para movimentar a economia, e para manter a taxa de crescimento da população.

Alguns não se dão bem? Sim! O governo não está nem aí para isso, porque os que se derem bem ficam e se integram a economia de um jeito ou de outro e os que não se dão bem vão embora para o pais de origem e abrem um site chamado NOT Canada…. :lol: :lol: :lol:

2. Por que então 13% estão fora do mercado de trabalho no Quebec e 10% em Ontario.

a) Por causa do francês – (minha opnião) – o mundo globalizado fala mais inglês que francês, muitas vezes no Quebec é preciso saber os dois – eu vivo esse problema, tenho que ser fluente nos dois. Em ontario é so inglês…

b) Por que as ordens profissionais são fechadas – essa é um exemplo do nisso o jornalista tem razão, se o governo vai lá na conchinchina trazer um engenheiro, com pontos extras no processo, tem que facilitar para que a ordem o aceite rapidamente e sem tantas exigências. Esse o ponto da reportagem, não adianta classificar o imigrante com um critério, se o mercado de trabalho usa outro.

3. A situação tá feita então???

Não! No Brasil a taxa é essa (link abaixo), mas não entre uma minoria, mas entre a população geral! Lembre-se que entre os 13% de imigrantes do Quebec, há pessoas que não falam bem nem francês, nem inglês. E muitos que falam, (como alguns de nós) o fazem como uma criança de 5 anos. Tb existem muitos imigrantes do oriente médio que sofrem sim uma certa discriminação étnico-religiosa. Mas no final 87% dos imigrantes estão empregados!

Veja: Desemprego sobe para 13%, mas é o menor para fevereiro em 12 anos, diz Seade/Dieese
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u714531.shtml

4. O que fazer?

Se preparar, avaliando a sua situação perante o mercado, a exigência das línguas oficiais para a sua área de atuação, e a possibilidade de estudar um tempo por aqui… o que abre inúmeras portas.

Se vc se preparar bem, vai estar entre os 87%. Senão, vc vai ficar entre os 13%, e ficar infeliz e dizer que o plano de imigração do Quebec ou do Canada é uma farsa….

Conclusão

a) A mensagem dessa reportagem é real, e pode ser resumida assim: é mais fácil passar na entrevista do CSQ do integrar-se no mercado de trabalho e na comunidade Quebecoise.

b) Quem está criticando o governo nessa reportagem é o próprio governo. Renaud Lachance é o Auditor Geral do Quebec a pessoa nomeada pelo congresso e pelo premier para avaliar o correto andamento dos programas governamentais. Reconhecer o erro é o primeiro passo para corrigí-lo.

Veja o site: Vérificateur général du Québec
http://www.vgq.gouv.qc.ca/default.aspx

Acho que escrevi demais…