Re: Re: M

#19708
akang
Participante

Olá Lícia, Rafael  e interessados,

Bem agora cheguou a minha hora! Cheguei há três semanas em Quebéc e tudo é bastante diferente, (esta tem sido minha experiência), mas depois vou postar isto em outro lugar… :roll:  :roll:

Bem o caminho para um médico se resume em três opcçoes:

1-médico pesquisador;
Nao precisa de prova, vc entra em contato com algum laboratório de pesquisa e tenta uma vaga. Aqui estes laboratórios nao se resumem apenas as faculdades há bastante postos em empresas privadas e também estatais.

2-permissao restritiva;
Você faz uma prova de conhecimentos gerais, tipo prova de residência mesmo(cirurgia,pediatria,gineco,clinica e medicina social e preventiva) e com uma supervisao recebe a licença para praticar a medicina e certos atos.(assim e que está escrito nas informaçoes e quando fui perguntar a explicaçao é que o governo decide quais sao eles!)O emprego é em uma regiao especifica e  local específico,sendo que Montreal, Quebéc e Gaspie nao estao incluídos. O contrato é de um ano, renovável a cada ano segundo as necessidades do governo, incluindo o local.

3-processo de avaliaçao pelo conselho de medicina
Vou colocar passo a passo e espero que fique claro :!:
#Enviar documentaçao para validaçao ao conselho de medicina(350$+ tx de traduçao oficial)
#Passar prova de conhecimentos gerais, mesma acima(1000$, direito a três tentativas! Acontecem jan, mai e set)
#Prova de proeficiência de francês e de inglês
#Passar exames orais de prática clinicaI e II(850$ cada um)
#Após ter passado nos exames vc tem que conseguir uma vaga na universidade para ser residente, se este for o interesse, ou mesmo assim obter uma vaga para fazer matérias que faltem para validaçao do diploma.

Bom, neste último caso, segundo as informaçoes que eu obtive do MICC é que tem sido o maior problema dos dias de hoje! Pois antes os imigrantes nao conseguiam passar nas provas e hoje ja há uma ajuda do própio colégio dos médicos para a preparaçao para as mesmas. Agora o problema sao as vagas nas universidades, ex: aqui em Laval das 205 vagas para medicina, 199 para estudantes diplomados aqui, 2 para outras provincías, 2 para diplomados fora do Canadá e E.U.A e 1 para estudante estrangeiro. Aí está havendo a maior fila de espera para entrada na faculdade, sendo que a seleçao é feita de acordo com a prova  de conhecimentos gerais.

Ah, esqueci em primeiro lugar vc tem que ver se a universidade onde vc formou está na lista das universidades reconhecidas pela organizaçao mundial de saúde!

Bem gente acho que é isto aí, quando for descobrindo mais coisas vou postando.
Grande abraço, Adriana.