Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Universidades › Iniciar ou não uma graduação ainda no Brasil? › Re: Re: Iniciar ou não uma graduação ainda no Brasil?
Muito obrigado pelo grande detalhe de informações!
Acabei cometendo esse erro de não comentar meus cursos… Pois bem, hoje trabalho com TI (Tecnólogo com Pós-Graduação) que talvez me renderá um “CEGEP” quando chegar em Montréal, e gostaria de fazer Jornalismo.
É muito fácil notar que as oportunidades de TI são inúmeras, mas não sei por quanto tempo eu teria desejo de continuar fazendo o que faço hoje. Talvez seja somente uma sensação do local onde trabalho, ou mesmo o ambiente que estou hoje, e isto mude no Canadá, mas… É sempre bom pensar numa alternativa, não é mesmo?
Jornalismo é algo que também gosto bastante, e pensei em encarar essa transferência quando recebesse o visto de residente permanente.
Bom, apesar de tudo isto, somente serei capaz de enviar o dossiê em Abril devido as mudanças no processo (sobretudo sobre os exames de línguas), e levando em consideração que o processo provincial está levando algo na casa de 8-9 meses, e o federal 12-14 meses, creio que minhas estimativas para receber o visto não estão lá muito erradas.
Faria este ano o curso em uma Universidade privada (economizando menos para minha ida como emigrante), ano que vem efetuaria uma transferência para a Universidade federal (ou permaneceria na privada, em último caso), e então finalmente, transferiria para uma Universidade em Montréal.
Será que vale mais a pena então aguardar a chegada para realizar este curso?
Será que seria viável (e prudente) encarar um novo curso logo na chegada “en temps plein”? É possível viver com esta bolsa (considerando este curso, que é de 4 anos)?
Parece um tanto quanto clara a resposta, mas acham esta mudança de TI para Jornalismo uma opção acertada, levando em consideração o mercado para ambas as áreas?
Desculpem por tantas perguntas. Não quero tomar nenhuma atitude precipitada.
Obrigado novamente a todos!