Re: Re: Família Oliveira Apresentando-se.

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Família Oliveira Apresentando-se. Re: Re: Família Oliveira Apresentando-se.

#50816
gabi-infirmiere
Participante

observaçao (talvez aqui nao seja o local mais adequado)

Nao sei quantos pontos vale a pos para o processo de imigraçcao, mas chegando aqui ===

* para o MICC sua pos graduaçao vai ter um valor de *mineur de premier cycle*
* para a OIIQ, nao valera nada
* para o mercado de trabalho, podera ser interessante SE (e somente SE) voce voltar a atuar na mesma area e demonstrar que seu *mineur* tem o valor de um *certificat*. Normalmente os empregadores aceitam o Bacharelado brasileiro e os anos de experiencia, mas as pos ficam no limbo.

Por que isso?
Por aqui nao ha a proliferaçao de faculdades de enfermagem como no Br, onde em cada esquina ha uma! (alias a grande discussao da OIIQ atualmente é a obrigatoriedade do bacharelado, ja que para a entrada na profissao o nivel CEGEP (*= técnologo*) é a norma e o Bac fica como um *plus*).
Por nao haver proliferaçao de faculdades nao ha proliferaçao de pos, nao é algo tipico do sistema educacional daqui. As pessoas fazem o CEGEP, e eventualmente seguem pro BAC. Depois, podem se interessar por assuntos especificos e fazerem certificados ou DESS, ou programas de 2eme cycle …
A minhas pos graduaçoes (epidemiologia na UNIFESP e Administraçao na FGV) sao puro enfeite, nao servem para absolutamente nada, ja que retornei à assistencia direta e meus cursos nao agregam ao exercicio das minhas funcoes.