Re: Re: Exames Médicos 2013

davidkond
Participante

Pessoal, boa noite.

Apenas para relatar que, após 24 meses de espera recebemos nossos vistos (25 se contar exame médico e correios). Hoje, faz 1 mes e meio que estamos no Québec, em Sherbrooke.

Como estava trabalhando no Brasil, só podia pedir a conta quando tivesse certeza de receber o visto, e foi quando recebi uma ligação do Consulado para confirmarem uma informação para poder emitir o visto… Aproveitei para perguntar sobre a certeza do visto ser emitido e disseram que iam colocar no correio ainda no mesmo dia.

Foi no dia seguinte que disparei tudo que estava travado: esvaziar o apartamento para alugar, pedir as contas, comprar as passagens… enfim… Correria, que começou nesse dia e continua até hoje, em um ritmo mais tranquilo.

Se eu pudesse voltar no tempo, acho que teria aproveitado mais o tempo de espera para me preparar.
Ai vão algumas das coisas que eu iria procurar fazer melhor (e que pode ser que ajude voces):
– Guardar mais dinheiro e economizar (as coisas não são mais baratas como eu normalmente ouvia de Québequenses e outras pessoas) – Aqui em Sherbrooke, um passe de ônibus custa CA$ 3,25 – Um tanque de gasolina de um carro pequeno (40L) vai uns CA$ 50,00 e são menos econômicos pois são automáticos – Leite paga-se aprox. CA$ 7,00 por 4 litros (marca mais em conta). E sei que Sherbrooke os preços são menores que em Montreal e Québec (de maneira geral e claro).
– Pesquisar sobre aluguel de casa – você não consegue disparar nada aqui sem um endereço fixo. Assim que chegar, gastar tempo nisso… tendo idéia da região desejada, já economiza tempo. (E dinheiro: 1,5 semana em hotel foi CA$ 800,00)
– Pesquisar sobre o SANC Service d’aide aux Neo-Canadien – assim que chegamos e fomos no MICC, eles nos direcionaram para o SANC, que nos ajuda em 95% do que precisamos – muito bom (inclusive, oferece moradia temporária mais simples a preços mais em conta)
– Treinar bem o frances – está certo que será aqui que você vai “engrenar” no francês, mas vir com um bom frances vai te abrir mais portas (mercado de trabalho, pessoas te atendem melhor, você compreende melhor)
– Abrir conta em banco no Canadá, já do Brasil, e esquematizar como enviar o dindin para “você mesmo” no Canadá (eu fiz com o HSBC e deu tudo certo… uns 3 meses antes disparei o processo)

Desculpem-me não é a intenção de sair do assunto do tópico, mas é apenas de reforçar o que é importante e aproveitar o tempo, ao invés de ligar toda a semana ou todo o dia para o Consulado para saber do processo.

E para nós, as coisas estão caminhando conforme o planejado… Já estamos com moradia alugada, o pequeno já está em uma Garderie, e agora, a busca por trabalho.

Boa sorte com seus processos, utilizem bem o tempo no Brasil…

David