Re: Re: Exames médicos 2012

javabeats
Participante

Minha situação é parecida com a sua. Meu processo é de janeiro/2011, e um dia antes de completar 1 ano de processo, recebi o e-mail com o número do ECAS.

Cerca de 1 semana depois, consegui acessar o ECAS com o número fornecido, e veio a surpresa: a data que consta como abertura do meu processo é de agosto/2011! Fiquei intrigado e apreensivo, e mandei e-mail para o consulado; responderam rápido me tranquilizando – disseram que o “prazo” conta a partir do recebimento da aplicação por parte deles, e a data do ECAS é a data de registro do processo no sistema.

Entre janeiro e agosto de 2011, meu passaporte antigo expirou, então eu fiz a renovação e enviei a cópia do novo passaporte ao consulado – justamente em agosto, e provavelmente, próximo da data registrada no sistema.

Ou seja: meu processo ficou parado pegando poeira até que a minha atualização de passaporte fez com que alguém encostasse nele, e provavelmente, foi feito o registro no sistema também. Mas eu só recebi número e pude acessar o ECAS 5 meses depois, indicando que mais alguém fica responsável lá por “tirar o pó” dos processos fazendo aniversário.

Tudo especulação e teorias… mas o que mais o consulado nos permite fazer?