Re: Re: Exames M

#46826
Carlos_Santos
Participante

sei que isso nao ajuda muito à vocês, mas quando conversava com colegas da Colombia, eles me diziam que o processo normal deles era de tres anos no completo, quando o meu na mesma época foi de um ano.

Outra informacao no mesmo sentido e pelo qual estou verificando na pele também….. o processo de obtencao da cidadania canadense era rapido (um ano aproximadamente), o meu ainda nao terminou e ja fez um ano….

Acho que o aumento da demanda e o nao aumento proporcional da infraestrutura para absorver este mesmo aumento, é que esta causando esta demora nao justificada ou mal explicada.

Uma coisa é certa, nao adianta se estressar… melhor pensar que algo de ruim estaria aqui te esperando se vocês aqui estivesse ;-)

So mais um exemplo deste tipo.

Ganhei uma bolsa para ir para a Franca em 2002, depois de ter feito um esforco relampago para aprender francês em tres meses. Bom, tudo certo, merito ganho no CNPQ…… e cadê o “A qui de droit” ? (uma espécie de atestado que vc leva dizendo que ira receber xxx euros do CNPq).

Fiquei sentado na minha mala durante um ano….. foi este o conselho da pessoa responsavel pelas liberacoes de bolsas em Brasilia.

COmprei moveis, telefone celular, continuei a minha vida normalmente, mesmo estando ciente que um dia ou outra teria de vender, fechar o barraco e sair do País. Fazer o que?

Mudanca de presidente, recolhimento de verbas no governo, tudo era explicacao para a minha espera ;-(

Resultado: sai em 2003, p. da vida….mudanca feita. Chegando um ano mais tarde, vi que teria pego em 2002 uma miseravel “canicule” que matou nao sei quantos velhinhos na Franca naquele ano. A cotacao do euro ainda estava super alta, quase 4 reais para um euro, etc…

Resumo: foi melhor ter chegado em 2003, passei menos misérias no Brasil que teria passado na França se tivesse chegado quando estava previsto!

É sempre bom tirar o lado bom das coisas “ruins” que te acontecem…. foi esta a minha licao que hoje uso direto! mesmo as vezes nao gostando em principio, aceito e depois constato o bem que esta acontecendo, quando a cabeca esfria, claro!

Boa espera e espero que o francês de vocês esteja na mesma altura do descontentamento de vocês :idea: