Re: Re: Entrevista Segundo Semestre de 2012

#59215
SANDROMS
Participante

@yuricostalima wrote:

O aprendizado da língua é uma questão de tempo, todos aprendem, a necessidade do Canadá neste momento é de profissionais qualificados, é claro que com o domínio do Frances a sua adaptabilidade é mais rápida, mas como o processo federal é longo, é possível estudar neste período com bastante tranquilidade, foi assim que pensamos e dissemos a ele na entrevista.

Em primeiro lugar parabéns pelo CSQ!

Em segundo lugar gostaria de fazer um comentário sobre o trecho acima.

Sim é possível estudar durante o período de espera do federal. Sim é possível se virar em Montreal (mas não no resto do Quebec) falando inglês. É possível até ter bons empregos em Montreal dominando apenas o inglês, dependendo da sua profissão.

Mas na frase “a necessidade do Canadá neste momento é de profissionais qualificados” a palavra qualificado significa: formação + experiência profissional + domínio da(s) língua(s). Chegar com um nível muito baixo de francês, provavelmente resultará em longos meses (as vezes anos) em um processo de adaptação.

Tenho amigos que imigraram sem francês para depois aprender aqui e descobriram que:
1. não gostam de estudar e falar francês.
2. não tem dom para uma segunda língua.

É melhor descobrir isso ainda no Brasil. Portanto boa sorte para você e realmente façam como disseram, estudem pra valer durante a espera da fase federal.

Boa sorte,