Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Entrevista Segundo Semestre de 2012 › Re: Re: Entrevista Segundo Semestre de 2012
Bom pessoal, como eu prometi, vou contar como foi a entrevista…
A entrevista do meu namorado estava agendada para segunda que vem, as 9:00 da manhã, mas mesmo assim, ele foi comigo preparado para fazer a entrevista. Quando o M. LeBlanc veio me chamar, me apresentei e no mesmo momento já pedi para que meu namorado fizesse a entrevista comigo. Ele pediu para ele subir junto que ele veria. Chegando na sala, ele viu que a minha entrevista era a última de hoje, então ele permitiu que meu namorado fizesse a entrevista, porém separadamente, para não ter influência um sobre o outro, já que nos inscrevemos separadamente (mais do que justo!!).
Bom, nem preciso falar do nervosismo, né… nas primeiras perguntas, minha resposta era “pardon?” de tão nervosa que eu estava.. eu não conseguia entender…. teve uma hora que ele até riu… mas depois de acalmar os nervos, não tive mais problemas de entende-lo…
Quanto aos documentos, ele pediu certidão de nascimento, passaporte, viu também minha carteira de trabalho, pq eu mudei de emprego depois que mandei o dossier… ele fez bastante pergunta para confirmar quando sai da empresa anterior e quando comecei na empresa nova. Ele pediu o atestado de trabalho e quando ele leu, a data de inicio do emprego estava novembro de 2012… Li esse atestado umas 50 vezes e não percebi que o ano estava errado. Por sorte, eu tinha tirado uma cópia do contrato e ele anexou no dossier, junto com o atestado. Ele ficou com os outros atestados das outras empresas também. Ele pediu certificados de inglês, francês – verificou os certificados e ficou com as cópias deles – e perguntou “porque imigrar” em inglês… quando fui responder estava tão nervosa que comecei em inglês e terminei em francês… o inglês simplesmente sumiu da minha cabeça…
Quanto ao CV e ao plano de vida, ele me deu várias dicas de como me portar quando for procurar emprego, o que falar para os entrevistadores, que precisamos ser humildes e aceitar cargos menos qualificados, senão as portas podem se fechar… não chegou a comentar nada sobre o CV.. Ele pediu também outros certificados da área… e também a comprovação de horas da Aliança Francesa, que ficou com ele
Dessa experiência, posso dar a seguinte dica: de todos os documentos que vão levar, se tiver algum documento novo, que não foi enviado com o dossier, leve-os e leve também uma cópia deles… o M LeBlanc acabou ficando com os holerites originais do meu namorado e quando ele pediu uma cópia do DELF B2 meu namorado não tinha, porém ele já havia enviado para o BIC e o M LeBlanc disse que td bem…
Agora já temos o CSQ em mãos e já vamos começar a nos preparar pra segunda e longa fase do processo… quanto a pergunta da “brochura”, eu recebi, além do CSQ, um papel que é para fazer a busca de empregos e outros com dicas de vários pontos: processo federal, primeiros dias, entre outros que não lembro agora… era disso que vcs estão falando??? Se era isso, eu recebi!!!
Acho que é isso!!
Boa sorte a todos que ainda vão fazer a entrevista!!!
PS: perguntaram aqui no fórum se precisava ir de social… bom, nós fomos de roupa social… melhor não arriscar!!!
Beijos. Dani