Re: Re: Entrevista Segundo Semestre de 2012

darkshines
Participante

Colegas, recebi o CSQ hoje. :lol:

Cheguei às 09:40 para a entrevista marcada para as 11h. O casal que aguardava a entrevista das 10h (este é o blog deles http://vivendonoquebec.blogspot.com.br/) já estava lá.
O M. Leblanc veio para chamar o pessoal das 10h e se apresentou. Junto com ele desceu um outro casal. Então posso confirmar que houve pelo menos 3 entrevistas hoje pela manhã.
Aguardamos até as 11:20, quando fomos chamados para subir.
Nossa entrevista foi muito rápida. Durou apenas 50 minutos.
Eu sou Engenheiro eletricista e minha esposa, que está grávida, é jornalista e tem muita experiência na área e está fazendo mestrado no momento.
Ele começou a checagem de documentos um a um e o único momento de tensão foi quando M. Leblanc pediu o registro da ordem dos jornalistas para a minha esposa e na hora eu me lembrei que eu estava sem a carteirinha do CREA. Felizmente ele não pediu esta confirmação para mim.
Mesmo sem precisar, fizemos o TCFQ (B2/C1 para mim e B1/B2 para minha esposa).
Após a checagem dos documentos ele nos pediu nossos currículos e as únicas perguntas que ele nos fez foi sobre nosso PLANO A e B, e depois nos deu dicas de como fazer um bom CV.
M. Leblanc não perguntou nada fora isso. Nem o famoso WHY QUEBEC? foi perguntado. Acho que porque eu já morei nos EUA e tinha o TCFQ, então ele não tinha muito motivo para testar os nossos conhecimentos linguisticos.
Ele estranhou um pouco o fato das ofertas de emprego serem de várias cidades diferentes se nós havíamos escolhido a cidade de Québec, mas eu expliquei que iria para onde achasse emprego e disse que todas as ofertas eram de trabalhos em que fiz contato com as empresas e que eu poderia começar imediatamente e que alguns deles pediam pessoas que falassem português. Ele gostou de saber que existiam ofertas que procuravam lusofonos.
Ao mesmo tempo em que ele finalizava as dicas de onde procurar empregos para minha esposa e como montar seu cv, o CSQ foi sendo impresso. Muito rapidamente ele nos entregou o documento, nos agradeceu e parabenizou e depois já na porta de saída conversou um pouco sobre o nosso bebê no Québec desejando sucesso no parto e no nosso futuro.

É isso, boa sorte aos próximos da fila.