Re: Re: Entrevista

#13802
Marcus
Participante

Agradeço a todos pelas manifestações de apoio!

Maurício, eu e minha esposa mandamos nosso dossiê no dia 31/07/06. No dia 11/09/06 recebemos um e-mail de Buenos Aires confirmando o recebimento de nossa documentação, afirmando que a verificação seria feita em breve e solicitando que aguardássemos um novo contato e que também não entrássemos em contato com eles, uma vez que eles tinham uma quantidade enorme de processos para analisar e não tinham condições de ficar respondendo um a um sobre em que pé está a análise do dossiê. No dia 14/09/06, recebemos outro e-mail de Buenos Aires dizendo que em aproximadamente três meses receberíamos outro comunicado informando a situação do nosso processo e afirmando que todas as informações contidas no dossiê são estritamente confidenciais e que eles não dão qualquer informação por telefone. No dia 02/11/06, recebemos outro e-mail de Buenos Aires dizendo que eles optaram por colocar minha esposa como requerente principal, uma vez que ela tem uma qualificação melhor que a minha. Informaram também que nos colocaram em uma lista de espera para a entrevista com um conselheiro de imigração e que nossa entrevista seria, provavelmente, em abril ou maio de 2007 e que quando esta data estivesse se aproximando, eles entrariam em contato novamente. Mandaram também uma lista de documentos originais que deveríamos levar para a entrevista e mais uma lista de sites para nos inteirarmos mais sobre vários aspectos da vida no Québec. E agora nesta semana, dia 19/02/07, veio o tão esperado e-mail confirmando a data da entrevista para 09/04/07.

Como várias outras pessoas já disseram aqui no fórum, não há parâmetros fixos. Cada caso é um caso. Eles mesmos afirmam isso. Uns demoram mais, outros demoram menos. Eu acho que o meu demorou demais! Tínhamos a esperança de ser chamados para a rodada de entrevista que ocorreu em dezembro passado. Ficamos decepcionados quando recebemos o e-mail dando conta que nossa entrevista seria só em abril ou maio de 2007. Mas o processo todo é assim mesmo. Temos que ter paciência e lidar o tempo todo com a ansiedade. Um conselho que eu te dou: sonhe com o Canadá, mas com os dois pés fincados aqui no Brasil. Concentre-se no que você tem aqui. Isso ajuda o tempo passar mais rápido e não te deixa também em situação difícil caso dê algum problema em seu processo. Embora nós estivéssemos com uma vontade enorme de mudar logo para o Canadá, concentramos o tempo todo nas nossas possibilidades aqui no Brasil. Só para te dar três exemplos: minha mulher batalhou e conseguiu outro emprego e continuou mandando currículos para outras empresas que ela achava interessante. Eu batalhei para conseguir (e consegui!) um outro emprego bem melhor do que eu trabalhava e ainda fiz um vestibular na UFMG (e passei!) e vou começar a estudar semana que vem. Ou seja, queremos mais do que nunca emigrar para o Canadá o mais rápido possível, mas não paramos de nos planejar e agir aqui. Caso dê alguma zebra (isola!!!), nossa vida também está encaminhada aqui.

Sei que a ansiedade é grande demais e a vontade de que tudo se resolva é maior ainda! Mas temos que ser pacientes, ter calma e, principalmente, ter muita fé! Acreditar é fundamental para que tenhamos sucesso nesta empreitada.

E, apesar de toda a espera ser angustiante, a felicidade que experimentamos a cada etapa vencida compensa e muito o período de apreensão.

Um grande abraço e boa sorte a todos!

Marcus.