Re: Re: Eleições em QC

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Eleições em QC Re: Re: Eleições em QC

#56732
Jhon
Participante

Eu acompanho essas eleições muito interessado pela opnião dos eleitores. Tudo é realmente interessante.

wangomes, você não precisa ficar com medo do referendo, porque mesmo que ele aconteça, os votos à favor da separação não passará. Mas de qualquer forma como disse o Carlos, a Pauline teve que aceitar fazer a consulta aos eleitores antes de tudo.
Mas foi outra coisa que você disse que me fez escrever: ao dizer que você notou que seus valores são completamente contrários aos da sociedade Québecois.

A questão da identidade Quebeca anda sim incrivelmente inflamada e tudo isso aconteceu por causa de uma série de fatores que você, morando aqui deve ter acompanhado, sendo encabeçado pelo nosso ilustre primeiro ministro federal Stephen Harper e seu partido majoritário.

– No momento que o primeiro ministro Canadense nomeia pessoas da equipe federal unilíngues anglófonos,
– diminui o incentivo dado para a província (mesmo que tenha diminuido para outras tb)
– Passa inúmeros projetos de lei contrários aos valores quebecas (http://www.lapresse.ca/la-voix-de-lest/opinions/courrier-des-lecteurs/201203/11/01-4504485-les-valeurs-conservatrices-ne-sont-pas-celles-des-quebecois.php ) :
*como sair do protocolo de kyoto
*endurecer a pena, as prisões
* E o absurdo do registro de armas de fogo, quando finalmente o Québec consegue ganhar o acesso aos registros para deixá-lo só provincial, o governo federal falou “Ops, foi mal, já botamos fogo em tudo”

– Sai a notícia dizendo que atualmente as grandes empresas de orgulho québeca não falam francês e que em não sei quantos anos em Montréal o francês será minoria.

Com cada vez mais as pessoas (na realidade os jornais) reclamando do distanciamento do governo Federal dos valores Québecas, chegam as eleições e Pauline Marois pega a carona falando do separatismo.

Devemos lembrar também que não possuímos toda a bagagem histórica deles, o que dá todo o contexto para o “Je me souviens” daqui.

Porém se você fica preocupado ou com medo das empresas saírem do Québec por causa da idéia de separatismo, não precisa se preocupar com isso, a época que isso poderia acontecer já passou há muito tempo. Atualmente os mais jovens estão a cada dia mais federalistas, mesmo que odeiem o ROC.

Agora se o motivo é porque não consegue mais ligar os seus próprios valores aos valores daqui, acho que você tem todo o direito e dever de fazer essa auto-análise e, se assim desejar, sair. Mas isso é independente de eleição ou quem ganhe…

E outra coisa é que o Québecois estava acostumado desde 1984 a ter primeiro ministro federal Québeca (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Prime_Ministers_of_Canada), então eles estão sentindo muita diferença no Stephen Harper e seu jeito muito ROC de ser….