Re: Re: Elei

#14932
Pessoa
Participante

Minha opinião:

Se vc vai para um país, vc tem de se adaptar a cultura local e não levar a sua e querer impor a do seu país de origem.
Se a sua cultura não “bate” com a do país que te recebeu ou vc muda ou vc volta para o país de origem, caso não seja possível mudar.

Mas é errado vc ir para um outro país e querer seguir as suas regras e sua cultura.

Não estou dizendo que vc vai esquecer ou abandonar o seu passado, mas onde o seu passado não se misturar com a cultura local, vc não faz ou faz em casa etc…

Pensando friamente eu não gostaria de estar no Brasil e ver, por exemplo, um imigrante de língua espanhola falando em espanhol comigo no serviço de atendimento ao cliente. Afinal de contas estamos no Brasil ou em algum país de língua espanhola?

Isto é o mais brando, mas existem culturas, como foi citado pelo texto do amigo acima que são totalmente inaceitáveis. Casos ocorridos na França comprovam isto. Imigrantes de um país africano tinham o costume de cortar o clítoris de suas filhas, pois no país de origem isto era tradição. Mulher não poderia sentir prazer. Já pensou!!!

Outra forma de ver isto:

Você abre sua casa para receber pessoas que querem morar alí. Você informa que o jantar é servido às 20:00 conforme já vem sendo feito há mais de 100 anos na sua família. Chega o novo morador e diz, não aceito, o jantar deve ser servido às 17:00 e depois temos de ter o chá da noite às 21:00 usando a roupa cerimonial da minha casa de origem. Vc pensa, calma aí, eu abri minha casa para receber esta pessoa, janto às 20:00 há mais de 100 anos e ele que acabou de chegar quer mudar tudo pq na outra casa dele era assim?

Uma coisa seria o recém chegado dizer: será que daria para sair o jantar mais cedo? Posso usar a minha roupa cerimonial para jantar? Se vc responder sim, OK. Mas se vc disser não, ele tem de acatar ou mudar de casa pois a convivência será um desastre.

Eu não vejo esta reação como preconceito ou rascismo e sim como autodefesa da sua cultura, dos seus costumes. Afinal de contas fomos (seremos) recebidos pelo Canadá, nada mais lógico que seguir as regras deles. Ninguém está sendo obrigado a ir e ficar por lá.   :wink:

Conclusão:

Se o seu costume de origem não interferir com a cultura e costumes locais, excelente, pratique. Se interferir, vc deve seguir as regras locais ou voltar para o país de origem.

Como nós brasileiros não temos uma cultura tão distante da canadense, não acredito que venhamos a ter problemas com isto.