Re: Re: Elei

#14930
Fabiocb
Participante

Olá Pessoal,

Venho acompanhando a Politica Quebequense há uns 8 anos, o que posso dizer é que a noticia como está posta aqui está um pouco distorcida, para que se possa entender o que levou Québec a votor em peso no partido “conservador” do Sr. Mario Dumont, é necessário saber um pouco da história de Québec e do Canada.

A região que hoje é Québec foi amplamente disputada desde o inicio dos tempos, primeiro pelos indios Iroquois e Hurons, depois pelos Ingleses e Franceses, mais tarde pelos norte-americanos.
Os Inlgeses temendo perder as terras do Canadá para os separatistas dos EUA, deram alguns privilégios aos descendentes franceses em troca de fidelidade a coroa inglesa, direitos como idioma, religião principalmente, já no seculos XIX e XX quando Montréal era a mais importante cidade do Canada e até mesmo cidade de Québec era dominada pelo idioma e culura inlgesas começou um sentimento de valorização do Francês como idioma e da cultura francesa, tudo isso veio a culminar durante as décadas de 1960 e 1970 com a revolução tranquila, que foi um processo de autoafirmação dos francofónos e teve como auge a visita do então presidente da França Charles de Gaulle fez seu famoso discurso dizendo:

“Vive le Québec … Vive le Québec Libre.”

outro fator que não pode ser esquecido é o fato de Sr. Trudeau, então primeiro ministro do Canadá ter assinado a constituição canadense juntamente com 9 outras provincias, excluindo Québec, tudo por que o então primeiro Ministro de Québec, Sr. Levesque estava conseguindo apoio de varias outras provincias, pedindo mais autonomia ao governo federal, ai então depois de um dia de reunião e durante a madrugada, enquanto Sr. Levesque fui até Gatineau, QC para dormir, Sr. Trudeau convenceu todas as outras provincias e assinaram a constituição Canadense, sem o consentimento de Québec.

Bom, desde então o sentimento dos separatistas Quebequenses aumentou, tanto que foram feitos referendos pela soberania de Québec, 1º pelo Sr. Levesque e depois pelo Sr. Pariseau, ai então desenhava-se o PQ ou Parti Québécois, o partido que tem como bandeira a soberania de Québec.

Já o Caso do Sr. Charest vem dos respingos do Sr. Martim, ex-primeiro ministro canadense e de apoio mutuo o Partido Liberal do Canadá e o Partido Liberal de Québec, mesmo com um certo apoio ou pré-disposição do Sr. Harper para com o Québec, o governo do Sr. Charest deixou muitos descontentes, e isso fez com que ele perdesse popularidade.

Com todo este cenário, a saída mais comum aos Quebequenses “seria” o PQ, Parti Québécois, porém a opção nacionalista tem perdido um pouco da força no ultimos anos e na ultima eleição interna para o Chefe do partido ouve um grande racha entre os candidatos e muitas personalidades do PQ deixaram a politica, embora não admitam como forma de protesto ao então eleito Sr. Boiclair que ganhou devido a um forte apoio da juventudo que se filiou em massa nas vesparas da eleições internas para poder ajuda-lo a ganhar.

Posso citar a Sra. Marois que foi uma oponente viemente a Sr. Boisclair e acabou saindo do partido depois das eleições, tudo isso enfraqueceu o PQ, levando-se em consideração outros fatores como o fato de Québec (com algumas excessões) serem catolicos e conservadores, o fato de Sr. Boisclair ser homossexual e ter gerado a maior polemica durante a campanha, outro fator foi ele ter admitido ter usado drogas enquento trabalhava num cargo publico, e depois todas as gafes que ele cometeu até mesmo a nivel internacional.

Tendo em vista tudo isso, e o fato dos partidos QS Québec Solidaria e PV Partido Verde, assim como alguns outros não terem tradição, a opção que sobrou foi a ADQ do Sr. Dumont, que ganhou muito terreno, inclusive na região da grande Montréal.

Desculpem se não consegui me explicar, mas é que é dificil resumir centenas de anos de história e fatos em poucas palavras.



Bom quanto a Sr. Dumont ser contra imigração, a principio não parece ser verdade, existe uma generalização, na verdade ele é contra as “acomodações rasoaveis” ou “acommodements raisonables” que nada mais são do que acomodaçãos, mudanças de algumas regras para poder “facilitar” a integração de povos de culturas diferentes, rasovaveis por que não interfeririam na vida dos demais.

Isso tudo começou quando um indiano entrou na justiça canadense com uma ação para poder usar sua tunica ao inves do tradicional chapeu na Policia Montada.

Bom mais recentemente tiveram casos muito polemicos como o uso do “kirpam” (acho que se escreve assim), que é uma especie de punhal, e serve de simbolo religioso aos Sikhs, na escola, outro caso polemico é o dos indianos e alguns grupos muculmanos que querem que divorcios sejam julgados segundo a lei de seus países de origem e não o canadense, temos também o caso dos judeus acediques e alguns muculmanos que exigem que suas mulheres tenham os seviços como avaliação médica, de exames para direção, etc , feito somente por mulheres, outro caso é dos judeus que conseguiram junto a prefeitura local o direito de estacionar em local proibido enquanto estiveram em culto religioso, e mais recentemente o caso de varios religiosos que trabalham menos em numero de horas e dias por que sua religião os proibe de trabalhar em alguns dias ou horarios.

Bom conclusão tudo isso gerou um certo mau estar entre os Quebecois mais conservadores e alguns grupos de direitos humanos, mas um dos estopins foi a exigencia por alguns moradores de que simbolos de natal que a prefeitura poem na cidade fossem retirados pois ofendiam aos não cristões, e o Sr. Dumont foi o unico a se posicinar firmemente contra tudo isso e acabou angariando muitos votos dos Québecois, principalmente os de origem francesa, tanto que na regiões anglofónas ficaram fieis ao Sr. Charest.

bom é isso, qualquer coisa estou ai.

Abraços

Fábio