Re: Re: Elei

#14937
Fabricia
Participante

Olá,

Oi Cristiane eu que agradeço por podermos trocar informações tão valiosas.

Só gostaria de acrescentar que alguns dos exemplos citados pelo Fábio muitas vezes não passam de “exageros” da mídia para punir de certa forma algumas origens e culturas que não agradam. A mídia é muito sensionalista e tem apelado muitíssimo para atrair a atenção de alguns contra outros. Muita coisa publicada é pura mentira e instiga a revolta contra algumas origens e culturas.

  Vivemos em pleno 2007 e acredito que a falta de escrupulos da mídia e de alguns políticos faz com que pessoas inocentes sejam julgadas e paguem por algo que nunca fizeram.  Muitos estão interpretando errôneamente o tal do acomodement raisonnable  e aproveitando para se promover em cima de muitos. Como disse acima Montreal é considerada uma cidade interculturalista onde a mistura de raças e culturas é encarada com muito respeito e postura.

Não digo que não existem exceções pois isto existe em qualquer canto do planeta mas que a maioria não pode pagar pela minoria. Existe muita gente ignorante que quer impor coisas absurdas e nem estão em seus próprios países. Mas é a minoria.

 Estou totalmente de acordo com o Erasmo no sentido de que não formamos guetos mas sim procuramos nos reconfortar com pessoas da mesma cultura e ter uma adaptação mais fácil. Não podemos esquecer tb de que muitos que aqui estão são refugiados de guerra ou politicos e que chegam aqui sem absolutamente nada. Estas pessoas são amparadas por seus conterrâneos e ajudadas assim com o conforto de sua língua, cultura, tradição.

Tb concordo com o Pessoa no que diz respeito a respeitar a cultura local isto é essencial.

Acho que dentro da sua casa vc faz o que bem entender e que da porta para fora é outra história. Mas tb devemos tomar cuidado para não levantarmos a mão e julgar tradições e culturas milenares mesmo sendo contra. Como disse na minha outra colocação casos como o da França são totalmente difíceis de serm compreendidos pois não não estamos lá e não sabemos o que vivem.

Não é pq vc é brasileira que gosta de ser tachada em todo o mundo como alguéem que ganha a vida facilmente ou não é pq vc é árabe que vc é terrorista. Acho que isso é generalização e é difícil de convivermos desta maneira. Já vi muita coisa que não gostei mas nem por isto me deixei influenciar.

 Uma vez presenciei atos de racismo na França que me deixaram indignada. Meu cunhado apanhou sem nem mesmo saber o pq. Ele é de origem tunisiana assim como meu marido. Acho que não podemos nem devemos devolver na mesma moeda mas que conviver harmoniosamente seria o ideal. Assim com aqui em Montreal onde o interculturalismo perpondera. Racismo é ignorância.

Na rua todos falam francês, todos se vestem iguais, todos somos seres humanos com sonhos e desejos à se concretizar. Acredito no interculturalismo e é por este motivo que conseguimos viver em paz aqui em Montreal.

 “Se tudo fosse igual que graça teria?”

 Até mais,
Fabrícia.