Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Escolas/Garderie › Dicas de escolas primárias e secundárias em Montreal › Re: Re: Dicas de escolas prim
Olá Sandro e outros colegas da comunidade !
Eu tenho uma filha em secundario e posso dar meu depoimento aquí contando desde minhas pesquisas ainda no Brasil;vou procurar organizar para ver se fica mais fácil de entender. De qq forma se alguém quiser saber mais detalhes ou que eu explique melhor,por favor entre em contato pelo email cariocasnoquebec@yahoo.ca. Estou a disposição para tirar dúvidas .
Deve ficar longo pois esse assunto é delicado,muda muito da situação de filhos em primário.
Início de 2008- Entrei em contato com uma mãe que já estava aquí no Quebec há mais de 2 anos,tinha uma filha da mesma idade da minha e quando no Brasil estudava em uma escola particular de alto nível.Por esses motivos dentre outros,confiei na experiência e conslhos dela.
Soube naquela ocasião por essa mãe,que nem todas as escolas públicas eram boas,que havia muitos casos de uso de drogas,que o nível era de longe inferior ao que ela tinha no Brasil.
Naquela ocasião a filha dela estava para terminar o primario e estava estudando em casa todos os dias após a escola com a ajuda dela pois não havia conseguido passar na prova que havia feito para uma escola pública internacional nem para uma privé.No ano seguinte ela conseguiu,mas foi preciso muito esforço pq a escola onde ela estava deixava muito a desejar.
Fim de 2008– Nossa chegada-Ao chegarmos,fomos para a mesma cidade da tal mãe e ao fazer a 1ª entrevista no MIIC de Laval,uma funcionária que por coincidiencia é brasileira,nos atendeu e avisou que não gostaríamos de nossa filha estudando na escola publica secundaria a qual nosso codigo postal direcionaria. Como minha filha estava aprovada na 6ª série ao chegar aquí,mas não falava francês,ela a colocou numa escola pública primária para aprender o francês,a chamada classe de accueil. E nos avisou para vermos um outro lugar pra morar para ela poder ir para uma escola melhor quando fosse liberada na classe de accueil.
Foi o que fizemos! Procuramos outras escolas,pesquisamos ainda mais com outros pais brasileiros que tivessem filhos da mesma idade e que dessem o mesmo valor a educação como nós damos.
Junho de 2009-Nossa filha fez um teste na CSDM e foi aprovada para o regulier,ou seja,sair da classe de accueil.Fizemos então sua inscrição numa escola secundária do bairro onde estávamos morando.Parecia razoável,mas longe do que ela tinha no Brasil.
Em agosto ela fez uma prova para uma escola privé e foi aprovada,estava então entrando para o 1º ano do secondaire numa escola privé.
Nossa situação não difere muito da de outros brasileiros que tem filhos da mesma idade. Infelizmente não são todos que continuam dando notícias em comunidades ou blogs,mas nós temos dentro de nosso conhecimento pelo menos mais 3 famílias que colocaram seus filhos em escolas privadas logo que souberam das diferenças e que puderam pagar.Me refiro aos do secundário.
Hoje nossa filha está indo para o 3º ano do secundário(setembro) e precisaremos mudar de cidade por um ano. Na nova cidade que só tem 26.000 habitantes,descobrimos que também lá existem os pais que não se contentam com o ensino público e fundaram uma escola privada para seus filhos. E foi lá que matriculamos nossa filha por esse ano que passaremos fora de Montreal. Na volta ela retornará a escola onde estuda hoje,que inclusive estamos deixando o lugar dela devidamente reservado para que não perca a vaga e possa concluir o secundário lá .
Bom,espero realmente que tenha sido útil minhas informações e me coloco a disposição para tirar alguma dúvida que possa ter ficado.
8)