Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Brasileiros Voltando para o Brasil Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

#50907
SANDROMS
Participante

Já havia dado minha opinião sobre esse assunto, mas me veio uma ideia nova:

Em primeiro lugar, não há nada de errado em voltar para o Brasil. É uma escolha, assim como ir para o Quebec foi também uma escolha. Pode ser que um objetivo foi atingido e ciclo foi completo (ser fluente na língua, educação dos filhos, juntar dinheiro…), as vezes a situação que o fez deixar o Brasil mudou, ou a situação aqui no Quebec mudou. De qualquer forma não condeno quem decide voltar, principalmente se passou aqui tempo suficiente para dizer que tudo valeu a pena.

Em segundo lugar, existe uma expectativa muito grande que país nenhum no mundo pode atingir. Fomos criados no Brasil com a estranha cultura que tudo no Brasil é uma m… e tudo que vem de fora é maravilhoso e perfeito. Na verdade, o Brasil do século 21 está muito próximo (e em alguns aspectos acima) de outros países ditos de primeiro mundo. Infelizmente, a corrupção generalizada, a violência e a desigualdade social é que puxam o Brasil para baixo.

Mas o Quebec, e o Canadá, não são tão maravilhosos assim: tem buraco no asfalto, tem mendigos nas ruas, tem corrupção no governo, tem desemprego e tem problemas sociais. Tudo em dimensões menores, mas que tem, tem!

A sua escolha depende de por tudo em uma balança. De um lado tudo que te incomoda no Brasil e é bom do lado de cá, no outro prato: tudo que te incomoda no Quebec e é bom no Brasil. Sendo que cada item deve ser ponderado individualmente (por exemplo, o clima frio, alguns gostam outros não).

O problema é que antes de sair do Brasil, a pessoa imagina como será no Quebec e a balança pende para a imigração. Ao chegar aqui, e vivenciar na pele como é morar no Quebec a pessoa reavalia os pesos e pode ser que a balança vire para o lado do Brasil. Vai viver infeliz pra sempre? Se você tem certeza de que é isso mesmo, é melhor voltar. :alright:

Agora, conheço pessoas que voltaram pro Brasil e a balança virou de novo e estão re-imigrando para o Quebec. Sejam bem-vindos! 8)