Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Brasileiros Voltando para o Brasil Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

#50904
gugamarinho
Participante

Olá pessoal,

penso que essa história de voltar para o Brasil seja algo, de fato, recorrente. Há pessoas que amam o Québec e outros que detestam. Mas existe sim uma dificuldade de adaptação por parte de muitos imigrantes, sobretudo em questões ligadas à sociedade. Muitos brasileiros, por exemplo, acostumados a uma vida «confortável» no plano privado (empregada, babá, passadeira, etc…) encontram certa dificuldade aqui, ou sentem um grande desconforto em não serem «servidos», uma vez que possuem diplomas, pós-diplomas, «posição», e se julgam em pleno direito de usufruir de certos «privilégios». Possuir subalternos diretos é uma conquista social para muitos brasileiros. O fato do Brasil possuir a pior distribuição de renda do planeta é visto mesmo como algo «interessante» por muita gente. No Québec, sem dúvida, a renda é melhor distribuída, o acesso aos serviços de saúde é igual para todos, de modo que a figura social do «agregado» não tem o seu lugar por aqui.

Uma outra dificuldade é a questão dos papéis sociais na família. Homem que não faz todos os serviços domésticos (incluindo cuidar diretamente dos filhos) é mal visto no Québec. Da mesma forma, e como já foi citado acima, a mulher não é protegida aqui. Ou seja, não há essa visão do «sexo frágil». Muitas são motoristas de ônibus, de caminhão, carregam caixas, etc…

Existem, ainda, questòes de ordem afetiva, como, por exemplo, a distância da família, dos amigos, do sol e do calor. Apesar do Québec ser bem mais «humano» do ponto de vista prático (violência urbana e corrupção em muito menor grau), é fato que o tal «calor humano» e a cordialidade a que estamos acostumados não têm muito espaço por aqui.

Isso porque ainda não falei do clima, hahahaha… O segredo é amar toda essa neve, fazer esporte de inverno e não tentar «fugir» do frio.

Mas, no fundo, acredito que a imigração seja algo muito pessoal. Cada um tem um tipo de sonho e história diferentes, de modo que seria arriscado estabelecer normas gerais de satisfação.

Abraço a todos…