Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Brasileiros Voltando para o Brasil Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

#51002
gabi-infirmiere
Participante

esse sentiment d’appartenance realmente é decisivo. Eu me sinto brasileira, nascida no Brasil (sou de salada europeia, Italia e Polonia no sangue) mas adotei o Canada (e o Qc particularmente) e aqui me sinto bem como nunca.

Sentir-se em casa é mais do que gostar da lingua ou do clima. É realmente interessar-se pelas questoes que movem o local onde voce mora, de se implicar socialmente na sua comunidade, de ter papel ativo no mercado de trabalho (ou educaçao) e conseguir transmitir esses valores.
Este tipo de discussao é vital num pais de imigraçao como é o Canada.
Eu trabalho num bairro multicultural onde infelizmente o sentiment d’appartenance nao é tao nitido. Sao pessoas que fugiram de situaçoes de crise, pobreza, fome, perseguiçao politica ou religiosa e mesmo reconhecendo as vantagens do Qc em relaçao à terra natal continuam com *um pé do lado de la*. Isso gera muita frustraçao e temos muitos casos de depressao.

o sentiment d’appartenance pode ajudar a superar as dificuldades, a melhor entender o ritmo e os valores da sociedade … mas como ele se forma e como algumas pessoas desenvolverao esse sentimento de maneira mais rapida do que outras … bem, isso é para os antropologos, sociologos e afins ;-)