Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

Home Fórum Informações Gerais Utilidades Brasileiros Voltando para o Brasil Re: Re: Brasileiros Voltando para o Brasil

#50985
RonaldoMaciel
Participante

Excelente post da Gabi, acho que ela cobriu todos os pontos técnicos das questões da imigração, integração e adaptação. Eu gostaria de adicionar só mais um ponto que é o mais nebuloso, mais pessoal e mais difícil de explicar pois ele tem a ver com uma questão talvez sociológica/cultural/psicológica que é sempre é levantada nestes debates.

Falo da questão do sentimento “aqui não é o meu lugar” ou “não me sinto parte daqui” e comentários semelhantes. Uma coisa com a qual sempre nos depararemos é esta questão de se sentir estranho ao ambiente, a parte.

Quando se sai do seu país , fazemos um caminho sem volta. Se por um lado não se sente parte do Brasil e da sua cultura (ou sociedade), por outro lado, a identidade com a nova cultura (no caso do Québec) não é imediata. Há sim o deslumbramento do início e a visão de “turista” da vida daqui, mas a medida que o tempo passa e vc entra na rotina, isso muda e aí vc se percebe como mais um, mais um imigrante (principalmente em Montreal) e começa a vir este “incômodo”.

Como outros colegas já disseram, para alguns isso não existiu ou foi bem mínimo, podendo ser negligenciado, mas para outros isso cresce e se manifesta de maneira muito forte: a falta da identidade cultural, o enfrentamento das diferenças das relações sociais, a falta da praticidade e confortabilidade de falar seu idioma e ser comprendido d’un seul coup, etc.

Estas coisas podem pesar na forma de encarar a imigração também. E é isso que é muitíssimo particular e não tem como dar a receita de bolo, vai depender da sua visão de vida, suas prioridades, e no seu perfil psicológico. Vc vai assim conhecer um pouco mais de si mesmo e entender melhor o que é importante e fundamental na sua vida e o que é secundário ou opcional. Aí vc confirma sua decisão ou se sente obrigado a revê-la, podendo assim voltar.

Acho que é isso…

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.