Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › BI e Montreal. › Re: Re: BI e Montreal.
Ola, acho que posso te ajudar com algumas informações.
Sou da área de bi tb, trabalho com ETL – ODI e biee. Também faço datamarts, modelagem dimensional e etc.
Estou ainda no processo de imigração aguardando entrevista.
Sim realmente nosso mercado no brasil nao paga salarios baixos, mas no quebec é diferente mesmo. Estou estudando frances desde 2010 e meu ingles nao é ruim. Participei de 2 missoes de ti com entrevistas presenciais em frances. Na primeira meu cv foi elogiado pela momentum mas o frances era fraco. Ingles foi avaliado como bom, mas o frances que mandava. Era para trabalhar com odi e obiee. Ja na cgi a mesma coisa, o frances precisava melhorar. Entao a lição de casa era estudar frances.
Na segunda missão de ti deste ano outubro, fui chamado pela GDG. Felizmente a barreira do idioma foi quebrado após ter feito a lição de casa. Meu frances foi avaliado como bom o suficiente para trabalhar no governo de quebec que só se fala frances. Passei para segunda fase, onde tive um video call com o presidente da gdg e neste ponto o que pegou foi que eles não tinham clientes que utilizavam odi no momento somente OWB. Então ficou meio em aberto que qdo tiverem demanda para odi entrarão em contato comigo novamente.
Então se vc acha que seu ingles é travado, 3 meses pode ser que não seja suficiente para destravar. Pois meu ingles não é travado e desde que comecei estudar frances eu faço ingles junto, justamente para nao perde-lo. Mas se voce pensar só no ingles, pode ser que perca grandes oportunidades por nao falar frances.
Percebo que o mercado de sas é um pouco menor que oracle em montreal e quebec.
Uma coisa eu aprendi fazendo essas entrevistas. Bi não é um tipo de desenvolvedor para sentar e fazer. Normalmente tem que se discutir regras de negócio com o usuário então o idioma impera.
Boa sorte