Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Apresentação e algumas perguntas › Re: Re: Apresenta
Lupaladini, Bienvenue!
Vou dar meus 2 cents:
1- Leve o máximo de dinheiro que conseguir.
2- Nem dei entrada no processo ainda (falta só preparar o CV da minha esposa) e meu filho já está estudando francês com professor particular (ele tem 7 anos). No geral, o pessoal fala que o accueil é tranquilo e a mulecada tira de letra (bem mais que a gente…).
3- Estive em viagem de reconhecimento em junho e passei alguns dias em Montréal. Se para essa região fôssemos, ficaríamos ou em Laval ou em Brossard/Longueil. Os bairros me pareceram mais calmos e as cidades mais bonitas, ligadas à Montréal por métro. Mas essa é a minha opinião face ao padrão de vida que pretendemos ter…
4. Várias pessoas que têm filhos por volta dos 10 – 11 anos recomendam as escolas internacionais (consulte http://www.sebiq.ca/ ou http://www.ibo.org). A escola internacional de Laval é uma das melhores do Québec, mas ela seleciona seus alunos (não sei dizer como).
5. O gasto mensal vai depender do padrão de vida que você quiser manter. Cada caso é um caso. Pesquise quanto custaria o aluguel de um apartamento onde você gostaria de morar, simule compras em supermercados (por exemplo no Iga), essas coisas… Em minhas avaliações, com um salário inicial de CAD 50 k por ano daria para a minha família viver bem, mesmo abrindo mão de algumas coisas que temos hoje em SP. Para você ter uma idéia, abriria a mão de CAD 18 k por ano comparando o quanto ganho no Brasil. É o quanto pagaria pela minha qualidade de vida…
Bien, mon nouvelle amie, bonne chance!
À la prochaine,
Marcos