Re: Re: ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO Re: Re: ANTES DE PENSAR EM IMIGRAR PARA O CANADA, LEIA ISSO

#26986
Anonymous
Participante

Ola a todos,

VOu ser bem sincero, nao perdi meu tempo lendo todo o texto proposto pelo colega em seu blog, dei uma passada apenas para ver do que se tratava.

Acredito que muitos ja falaram as palavras que eu queria falar. Mas eu queria apenas enfatizar alguns pontos:

O processo de imigração não é um processo apenas de uma mudança de uma casa para outra. Isso não é para qualquer um não.
Eu estou com minha familia aqui em Montreal a 6 meses e acredito que ainda é cedo para falar sobre o que acho da minha vida hoje com a minha vida que tinha no Brasil, mas mesmo antes que eu iniciasse meu trabalho, eu ja tinha mais conquistas realizadas aqui do que eu tive em meus 34 anos no Brasil.

Outra coisa, cada pessoa antes de ir para qualquer outro país, deve se assegurar de todas as informações possiveis. Mercado de trabalho, salario, tx de desemprego, escola entre outras coisas. Eu nao aceito uma pessoa por exemplo um dentista (apenas um exemplo), chegar aqui e ficar reclamando do processo de validação de diploma para os dentistas. É sabido que o processo de validação de diploma para dentista é bem complicado. Ja vi pessoas tb reclamando do frio (isso eu acho ate graça), pois como vc vem para um país que tem praticamente pelo menos 4 meses bem frio e fica reclamando????

Olha eu conheço esse processo de imigração desde 2003 quando comecei a pesquisar para vir para ca. Conheço poucos que voltaram, (para falar a verdade apenas uma pessoa mais afastada). A maioria que conheço, mesmo que ainda nao trabalhando na sua area (profissão), estao trabalhando ou estudando para poder fazer a sua vida.

A minha experiencia é um caso a parte, o tempo entre o envio do meu primeiro Curriculum aqui em Montreal (digo primeiro que eu mandei por vontade propria, pois recebi alguns emails com oferta de emprego que enviei meu CV ainda nao alterado por um profissional daqui) e minha contratação foi em um prazo de uma semana (isso mesmo 7 dias). Mandei o meu CV dia 18 de novembro de 2009 e em 24 de novembro comecei a trabalhar na minha área de trabalho e com o mesmo serviço. Passei por duas entrevistam e as duas me chamaram e tive que escolher entre duas, nada facil, mas hoje eu tenho a certeza de ter escolhido a empresa correta para mim.

ANtes de postar uma informação como essa, olhe quantos que vem e quantos que nao deram certos e/ou voltaram. É interessante sim saber que aqui não é um paraiso, (mas quem é o inocente nos dias de hoje que pensa que existe um paraiso? Olha o que posso dizer é que eu estou muito feliz com a minha decisão de ter vindo para ca. Minha esposa me disse antes de viajar, estamos indo para ficar ate 7 anos e depois iremos voltar. Depois de um mes e meio mais ou menos, ela me disse que nao voltaria para morar no Brasil mais.

Quais os pontos negativos que vi aqui: saudade da familia, imposto (eu pagava muito mais no Brasil e nao tinha direito a um serviço publico descente (tive duas experiencias com o sistema de saude aqui e nao tenho nada a reclamar. Em caso de emergencia as coisas funcionam bem. Mas se nao é emergencia, pode se esperar um pouco mais o que acho justo. Não que o sistema de saude daqui seja um exemplo, muito longe disso, mas algumas experiencias que tive por aqui e experiencias de amigos, me mostraram que precisamos melhorar por aqui, mas, …), Frio (para que nao gosta deve incomodar) mas como ja tinha dito, quem vem para o Canadá nao pode pensar que nao passará pelo inverno rigoroso daqui, mas nada que nao possamos passar e suportar. (ja pegamos -21, realmente bem frio e olhe que ja me disseram que nao foi tao ruim assim, mas saimos bem agasalhados e nao passamos aperto.

Eu nao concorde que o preço das coisas por aqui sao muitttoo mais cara nao. Se vc comparar Dolar com Real possivelmente iremos pensar que sao caras sim, mas depois aqui, quando vc começa a ganhar em dolar a coisa muda de figura. Eu troquei os 4 pneus do meu carro (pneu de inverno) por $ 150.00 ja balanceado! Uma TV 42″ LCD 120, 1080 pmi por 900.00. E brinquedo entao, uma boneca que dei para minha filha no Brail por 400,00 aqui a mesma eu vi por menos de 70.00 $. Video game entao, Nint Wii 209.00, Playstation 3: 300,00 (se nao estou enganado). Na alimentação, nos comemos muito legumes, verduras, fruitas e temos uma vida mais saudavel, nao tivemos um dia sem comer carne ou ovo mesmo que as vezes um pouco caro, alguns sao bem caros sim, tipo um pequeno abacate por 1 dolar, mas da para comprar em promoção (agora nao pense que tudo que fala que esta em promocão seja realmente promoção,vale a pena pesquisar…

Olha eu acredito que imigrar nao é para qualquer um nao. Nao podemos ser infantis ao ponto de nos basear como total e correta verdades das coisas nas experiencias dos outro. Temos sim que viver nossa vida e fazer a nossa historia. Toda experiencia lida de outros são validas, mas nem sempre elas se encaixam 100% em nosso perfil. Temos que fazer o nosso dever de casa, chegar aqui sem um bom nivel de frances (para quem vem para o Quebec) (por favor, nao pense que o frances que vc se preparou para a entrevista seja suficiente para procurar emprego nao, ok?? Por mais que vc esteja bem, o mesmo nao é nossa lingua materna) ou ingles (em alguns outros casos) e depois ficar reclamando da lingua parece ate piada, como vc quer crescer vir para um outro pais que nao fala a sua lingua materna e nao estudar e apreender a lingua local (mas digo aprender mesmo e nao apenas se virar)????

Eu fiz o nivel 3 da francisação e comecei o frances escrito (ambos oferecido pelo governo do Quebec em tempo pleno). Gostei dos dois. Gostei mais do projeto do frances escrito, mas esse nós nao temos acesso sem fazer o nivel 3 da francisation (pelo menos foi informado pelo diretor do Cegep onde fiz o nivel 3 da francisaton).

Bom acho que falei demais, eu sempre vi relatos e informaçao de amigos, mas estou escrevendo a minha historia. Leia as experiencias de outros que imigraram sim, mas nao faça da sua história baseada na historia de outros. tenha identidade propria…

Quem quiser depois saber um pouco mais, no blog tem mais informações e quem quiser outras informações pode me escrever no meu email, se nao responder rapido, nao preocupe, eu respondo e nunca o demoro a fazer. Ambos estao abaixo na assinatura.

Um abraço,

Jean