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Bom, aqui vão meus dois cents que espero possam ajudar alguém :)
Quando abri minha conta, o responsável pela abertura me pediu alguma comprovação: ou extrato bancário comprovando a movimentação mínima, ou carta do empregador indicando o meu salário (que pode ser apenas o salário bruto, o que faz uma baita diferença); além disso, como queria abrir uma conta conjunta, comprovantes da minha esposa poderiam ser somados aos meus e assim atingir a movimentação/renda exigida.
Uma vez aberta a conta Premier aqui, me pediram para aguardar 3 meses de movimentação para depois pedirmos a abertura fora: faz sentido, pois o gerente precisa fazer uma indicação e defender seu histório… sem histórico, como ele poderia fazer essa defesa? (Não confunda histórico do banco com Histórico de Crédito)
Passados os três meses, me deparei com o problema que me fez abandonar o HSBC há anos atrás: atendimento precário, totalmente ineficiente. Claro, tudo depende do gerente e há pessoas que tiveram muita sorte, pena que não fui um desses e que não tenho um gerente para indicar hahaha. Pois bem, fiz o pedido de abertura ao gerente, passados os 3 meses de conta, e ele mandou um e-mail para o IBC (International Banking Centre, salvo engano) que manda uma proposta de abertura de conta (que para clientes Premier, não tem custo; Advance, na época, custava 100 C$). Eu justifiquei a minha necessidade de abertura da conta porque vou imigrar e precisava começar a enviar recursos para lá.
Você preenche a proposta, imprime, assina e entrega com a cópia dos documentos que pedirem (segundo eles) em qualquer agência, a qualquer gerente Premier; porém é recomendado que seja o gerente da sua conta. Quando os documentos são enviados pela agência para o IBC, eles passam a “tomar conta” do processo e seu gerente não tem qualquer informação sobre nada (ou pelo menos foi isso que aconteceu comigo). Fique atento aos prazos que lhe dão e COBRE os responsáveis sempre que preciso for. Meu processo, que segundo o IBC deveria durar 3 dias, levou 11, porque o pessoal da agência esqueceu de mandar o malote (Não, não é brincadeira).
Depois de poucos dias o processo estava concluído no IBC e mandaram para o Canadá que levou dois dias pra aprovar a conta. Todo o acompanhamento desse processo eu fiz via e-mail e telefone com o analista que me atendeu. Uma vez aprovada a conta, eles te mandam um e-mail informando e então leva algum tempo para você receber o Kit Premier de lá, com o que você pedir. Quando eu abri, Cartões de Crédito só poderiam ser enviados para um endereço no Canadá e por isso ainda não tenho os meus. Mas quanto ao de débito e talão de cheques, recebi tudo em ordem. O acesso via internet requer se cadastrar por telefone no atendimento, mas achei o atendimento de lá excelente, sem qualquer queixa.
Se você, assim como eu, é cliente Premier no Brasil e quer abrir a conta no HSBC Canadá e quer informações precisas sobre isso, eu sugiro se informar no próprio IBC, que é a fonte confiável. Eles podem iniciar o processo por lá, mas eles pedem ao gerente da sua conta para enviarem um e-mail a eles com a indicação para abertura da conta. Na época, os telefones eram +55 11 2627-4422, em SP, ou +55 41 3307-6422 em Curitiba.
Desculpem pela postagem longa, e ressalto uma vez mais que essa foi a minha experiência, que as coisas no banco podem mudar (assim como em qualquer outra parte de qualquer outro processo) e talvez não funcionem exatamente assim. Ou como dizem as propagandas, condições se aplicam, os resultados variam. :D
Boa sorte a todos! E paciência para levar o relacionamento com o HSBC hahaha
À bientôt,
Bruno