Re: mais dados

#8816
Carlos_Santos
Participante

Bom dia Pessoal,

segue mais algumas respostas (Obrigado ao Eduardo Hutter do forum Brasileiros em Montreal) a estas questões que postei. Boa leitura!

Esses e vários outros produtos brasileiros a gente encontra em algumas lojas, principalmente na rua St-Laurent e arredores, em lojas de portugueses como a Vielle Europe, Terra Nossa Brasil, Soares et Fils e várias outras. Para frutas (assim como carne e legumes) um dos melhores lugares é o Marché Adonis, de libaneses, onde volta e meia há alguma coisa do Brasil, biscoito, suco em caixa, etc. Há também o marché Jean-Talon e o Atwater que fazem parte da rede de mercados públicos e são os parentes mais próximos das feiras-livres aí do Brasil. Muito bons e a gente compra direto do produtor. O feijão, tanto o prêto como vários outros, você encontra em qualquer super-mercado.

Chinatown – camarão seco (para o vatapá!), jaca e várias outras frutas; Petite Italie e St-Laurent- tem muitas épiceries cujos donos são portugueses e, claro, italianos. Na parte “portuguesa” da St-Laurent (ali pelas ruas Mont-Royal, Rachel, Duluth e arredores) há também vários mercados latino-americanos. Nestes a gente encontra também erva e cuia para fazer um mate tchê! Eu adoro mate torrado (venho do Rio) e por isso eu compro mate para chimarrão e torro eu mesmo. Sorriso

Se você gosta de botar o pé na estrada nos fins-de-semana, vai ver que durante o verão e outono, há muitas fazendas que vendem seus produtos na beira das estrada. Estradas secundárias é claro.

Quote:
Me lembro que comprava um bom café (em pó) na França, apesar do pais nao ser produtor e nem por isso mais caro. Eles gostavam de classificar os cafés segundo o tipo de plantação ou grão, não me lembro exatamente, arábica e o moulu, senão me engano. Encontra-se boas opções para se comprar em Montreal?

Apesar de o café Pilão ainda ser um dos produtos para o qual eu tenho absolutamente que ter lugar na mala – junto com geléia de mocotó, cachaça e feijão combrasil Gargalhada – aqui há boas opções de cafés mas tem que garimpar um pouco eu acho.

Geralmente o café é classificado por sua origem e grau de torrefação e aparentemente o colombiano é um dos mais populares. Todo mercado tem uma seleção de cafés em grão que você mesmo despeja na máquina para moer ali ao lado. A variedade de escolha e qualidade vão depender do nível do mercado.

espero ainda postar aqui mais algumas questões/respostas deste topico… :-)

Atenciosamente,

Carlos Luiz