Responder a: Qualidade do sistema de saúde

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Qualidade do sistema de saúde Responder a: Qualidade do sistema de saúde

pvwr
Participante

O sistema canadense é sui generis. Ele é muito melhor que o público brasileiro, que praticamente está sucateado, mas é muito pior para quem é acostumado com planos particulares no Brasil.

Lá todos são “iguais”, então não existe médico particular. O primeiro contraste que se nota é a falta de hora marcada com médico em consultas regulares e as condições muitas vezes ruins dos consultórios. Por exemplo, certa vez fui em um pediatra com o meu filho recém-nascido e a sala de espera era escura e, como era época de neve, o chão não era muito limpo. Isso porquê éramos o primeiro horário da manhã, imagino no fim do dia.

Uma vez quebrei uma costela e fiquei mais de 3 horas esperando no hospital da McGill para fazer um raio X, seguido de um exame de sangue e um de urina (sabe lá porquê esses dois últimos por causa de uma costela fraturada). Claro, o melor de tudo isso é o médico me receitar um Tylenol extra forte e evitar fazer esforços durante um mês :-) .