Responder a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Equivalência OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros Responder a: OIIQ-ANDAMENTO et equivalencia para enfermeiros

#121913
VitorVG
Participante

Pessoal, aqui vai uma experiência recente com a OIIQ.
Espero que ajude.

Estive ajudando a minha conjointe com o processo de equivalência na OIIQ e resolvi postar aqui um resumo dos passos a serem seguidos para obtenção da permissão para exercer a profissão.

Se você é enfermeiro e pretende emigrar, dê um Ctrl+C/Ctrl+V nestas dicas pois você certamente irá precisar um dia.
O 1º passo é entrar no link abaixo e solicitar os formulários:
http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec/formulaire-de-demande
Peça o quanto antes, é rapidinho e não paga nada. Uns vinte dias depois chega no seu endereço um envelope todo amassado com as instruções e os seguintes formulários:
#1 Demanda de registro na OIIQ
#2 Pagamento da taxa
#3 Atestação do programa de estudos em enfermagem
#4 Atestação do programa de outros estudos
#5 Registro profissional
#6 Experiência profissional

O 2º passo é preencher os formulários #1 e #2 e enviá-los para a OIIQ. Isso fará com que o seu processo seja oficialmente aberto e a taxa debitada. Aprox. R$ 1700,00 no câmbio atual. Esta etapa foi bem rápida no nosso caso. Acho que abriram o processo uns 10 dias depois do recebimento dos documentos.
Quando o processo for aberto, você receberá um e-mail de confirmação com alguns PDFs anexados. Um deles é a carta de confirmação de abertura com o número do seu processo, uma carta solicitando prioridade ao MIDI para equivalência do seu diploma e uma autorização de comunicação entre MIDI e OIIQ.

3º passo – Solicitar equivalência de diploma: Você deve entrar no site do MIDI: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/formulaires/formulaire-titre/evaluation-etude/index.html
E providenciar formulário preenchido e documentação exigida. Junte com a carta de prioridade da OIIQ e com a autorização de comunicação de informações e mande para o MIDI por correio. O endereço desta vez não é no México, e sim em Montréal. A taxa fica perto de R$ 250.

4º passo – Agora volte sua atenção para o formulário #3 – Atestação do programa de estudos em enfermagem. Este é sem dúvida o passo mais trabalhoso. Você simplesmente terá que convencer a secretaria da universidade onde você estudou a preencher um formulário que não é muito trivial e que precisa ser preenchido em inglês ou francês. A primeira seção logo no topo você mesmo preenche e assina. Em seguida vêm os dados do curso, que também são simples. O problema maior está no verso, onde precisam ser indicadas as horas de estudo teórico e prático em cada domínio de disciplinas. Junto com o formulário preenchido, será necessário enviar também uma cópia do histórico e a ementa do curso.

Achou muito? Então prepare seu frasco de “persueychon” (http://www.youtube.com/watch?v=eszruKyA5tc), pois você terá que convencer a universidade a mandar tudo isso dentro de um envelope timbrado direto para a OIIQ.

Mas não se desespere ainda… Aqui vão umas dicas:
– Tire uma cópia do formulário, preencha você mesmo todos os campos e entregue junto com o original para a pessoa da secretaria. Aposto que ela vai aceitar de bom grado.
– Caso tenha dificuldades com o envio, peça um envelope timbrado em branco e comprometa-se a postar você mesmo.
– Esteja preparado para traduzir o formulário caso seja demandado.
E ATENÇÃO: nada de preencher você mesmo com a sua letra e pedir para a pessoa só assinar. Açém de ser uma atitude bem duvidosa, a OIIQ pode devolver o seu dossiê por conta disso. Já li relatos na internet.

Formulário #4 – Atestação do programa de outros estudos
Mesma coisa do #3, só que este refere-se a outros cursos que você queira juntar à análise.

Formulário – #5 Registro profissional
Este quem deve preencher é o COREN do seu estado. É o mais simples de todos. Atesta apenas o seu tempo de registro e histórico de sanções disciplinares, etc. Também precisa ser enviado direto para a OIIQ. Valem as mesmas dicas do formulário da universidade.

Por fim, tem o formulário #6 – Experiência profissional.
Este deve ser preenchido por cada empregador que você queira considerar na sua análise. Sugiro que seja aplicado somente nos casos extremamente relevantes para o processo. Nada de correr atrás de atestado para cada estágio que você tenha feito na vida. E tenha sempre em mente que a enfermagem no QC é basicamente assistencial. Experiências nesse sentido tendem a agregar mais à análise.

É isso.

Bonne chance à tous.

Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015