Responder a: Entrevistas segundo semestre de 2014

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ CSQ Entrevistas segundo semestre de 2014 Responder a: Entrevistas segundo semestre de 2014

VitorVG
Participante

Obrigado pessoal, aqui vão mais algumas dicas:

1) Não se preocupe com papelada, longos planos de imigração contando desde Cartier e Champlain até Marois e Couillard ou qualquer outra baboseira impressa sobre o Québec que se acha na Google com 2 cliques.
Ela está lá para Entrevistar. E isso ficou muito claro quando tentei por duas vezes tirar algo da pasta sanfona e ouvi um “pas de papier monsieur, nous sommes ici pour parler”. A segunda vez foi quase em tom de esporro.
A única coisa que tirei realmente da pasta foi o resultado do TCF-Q, pois realmente precisava juntá-lo ao processo. Minha conjointe tentou tirar da pasta a carta de abertura de dossiê na Ordre des Infirmières (vejam bem! documento super hiper importante!) e acabou ouvindo a mesma coisa.
No fim ela não viu nada impresso, nem oferta de emprego, nem orçamento, nem anúncio de apartamento, nada de nada.
Não estou dizendo para irem de mãos abanando. Só estou alertando que o foco não será em papel, e sim na conversa.

2) 90% do tempo foi em torno do assunto “emprego”. Ela veio claramente com o mandato de descobrir se você está se preparando para o mercado de trabalho. É claro que dentro deste tópico ela aproveita para ver se você fala o francês que foi colocado no formulário. Os outros 10% foi sobre regiões de Montréal para morar.

3) Não falou absolutamente nada em inglês. Pode ter sido porque fiz o IELTS Academic e mandei junto no processo.

4) Valores do Québec, ferramentas do site do MIDI, recursos financeiros e situação política do Brasil não foram abordados no nosso caso. Mas acho bom ter respostas na ponta da língua para esses itens.

Enfim, a nossa experiência acabou sendo muito rápida e por isso não gerou tantas situações.

Para finalizar, podem ir com o espírito leve. A coroa é super boazinha. Pode ter certeza que ela está doida para dar o CSQ de vocês.

Se tiverem mais alguma curiosidade podem perguntar.

VG

Abertura Provincial: 06/06/2013
CSQ: 11/09/2014
Envio docs Federal: 15/09/2014
Abertura federal: 23/01/2015
Pedido de exames médicos: 18/02/2015
Pedido de passaportes: 27/02/2015
Vistos recebidos: 30/03/2015